pbbq

| A r t i g o s |

UM MANDATO ABERTO AO CIDADÃO


Por: Doorgal Andrada - 15/08/2018 18:53:45

No meu mandato de vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte, busco formas de aproximar o cidadão das minhas atividades parlamentares. Afinal, o mandato não é meu, mas dos belo-horizontinos que eu represento no Legislativo Municipal.

Como sabemos , atravessamos no país um momento político conturbado, de baixa valorização da representatividade dos governantes e legisladores, de descrédito e desesperança. Daí o desafio de tentar encontrar formas inovadoras para estimular o cidadão a participar ativamente da política, e exercer um mandato transparente, moderno e renovador para a política.

Uma das respostas para este desafio surgiu no mês de abril de 2018, de forma inovadora e transparente. Todas as atividades parlamentares que executo, agora, estão ?na palma da mão? dos belo-horizontinos e de quem mais tenha interesse em acompanhá-las em todas as outras cidades do pais.

Mais especificamente, coloquei à disposição de todas pessoas o aplicativo para celulares ?Nosso Mandato?, colocando essa tecnologia a serviço da política e da interação entre o eleitor e o eleito.
No ?Nosso Mandato?, as pessoas podem acessar dados sobre transparência, tal como a economia feira com as verbas à disposição dos vereadores; acompanhar minha participação e opinar nas votações de projetos de lei; notificar problemas da cidade para que eu possa encaminhar soluções; e marcar reuniões com minha equipe ou comigo, entre outras funções.

Ou seja, basta baixar o aplicativo em seu celular para acompanhar toda a minha atividade como vereador.
Depois que lancei esse aplicativo, em apenas 48 horas, 200 pessoas se cadastraram e 40 delas já votaram em projetos que seriam apreciados e votados pela Câmara, ou seja, ajudando-me a decidir o voto favorável ou contrário a determinada proposta. Essa participação só cresceu ao longo dos meses.

Acredito que é fundamental à democracia a informação plena ao eleitor, com dados confiáveis, permitindo o monitoramento da atuação do parlamentar no qual você votou, ou com aqueles que você se identifica.
Acompanhar as atividades dos políticos eleitos é também uma forma de participação e fortalecimento da democracia, de verificar se aquilo que foi dito na campanha está sendo cumprido.

O debate da política não pode ser feito somente de quatro em quatro anos, nas eleições. Tão importante quanto a escolha do político que irá representá-lo é saber o que ele está fazendo no exercício do cargo que, em última análise, pertence a cada cidadão.
?Nosso Mandato? é, então, um aplicativo criado para aproximar o eleitor de seus representantes, por meio dessa tecnologia que está a serviço da sociedade. Com ele, buscarei exercer e representar melhor a cidade e os belo-horizontinos, mantendo-me mais próximo deles e reafirmando a confiança na capacidade de transformação da atividade política .

Entendo que, a partir desse recurso, exerço meu mandato de forma mais confiante, direta e transparente. Estou comemorando muito por er um dos pioneiros na adoção dessa ferramenta, que foi desenvolvida e é usada em sistema de cooperativa, viabilizando a aplicação com baixo custo.

Desejo que na minha trajetória política, o ?Nosso Mandato? e a tecnologia estejam sempre presentes como fortes aliados dos meus eleitores para fazer e concretizar a boa política, que transforma para melhor a vida de todas pessoas.




VOLTAR

© Copyright 2018 Doorgal Andrada / Piero Bruno - Todos os Direitos Reservados